Buscar
  • Dra. Uiara Francelino

A relação das emoções com o corpo

Para a Medicina Chinesa nossas emoções estão conectadas com o corpo. Cada emoção tem ligação com certos sistemas e órgãos, que tem funções mais amplas, incluindo físicas, mentais e emocionais.

.

Medo

É o medo que nos protege de ameaças. Porém, quando vivemos em constante estado de alerta, isso gera desgaste da energia, e afeta principalmente os rins. Esse desequilíbrio traz sintomas como ansiedade e pânico.

.

Raiva

Ressentimentos, irritação, frustração estão nos sentimentos relacionados à raiva. Se acumulamos esse tipo de sentimento a energia do Fígado fica sem fluxo, e pode se manifesta no corpo como tensão e dores.

.

Tristeza

Pode simbolizar a ação de olhar para dentro, porém, quando nos recolhemos e mergulhamos na melancolia, isso pode levar a tristeza profunda. Os Pulmões são os mais atingidos! Percebemos pela sensação de desconforto no peito, choro e muitas vezes dificuldades para respirar.

.

Alegria

Quem não gosta de se sentir alegre? Relacionada ao coração a alegria quando em excesso pode se transformar em euforia, o que prejudica a energia do Coração. Isso pode ser notado através palpitações, ansiedade, inquietação e insônia.

.

Preocupação

Acho que todo mundo tem preocupações, em menor ou maior grau. Essa emoção quando em excesso afeta diretamente o Baço. As preocupações elevadas podem trazer sintomas como problemas digestivos , dificuldade de concentração e memória.

.

Qual dessas emoções você sente com mais frequência?

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo