top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Uiara Francelino

Relógio Biológico de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, cada órgão tem um horário em que a energia Qi está mais concentrada nele. Esse "relógio" do ciclo circadiano mostra os horários de máxima energia em cada órgão.


E podemos levar em consideração esse nosso relógio biológico para analisarmos os sinais que o corpo envia, pois pode acontecer surgimento ou melhora de determinados sintomas em certo horário do dia. Trouxe aqui alguns exemplos:


De 01h00 às 03h00 a energia do fígado atinge o seu pico. Acordar durante esse horário pode significar acúmulo de emoções negativas, como ira, frustração, culpa e raiva. Além disso é nessa hora que o corpo está trabalhando na eliminação de toxinas. Você costuma acordar nesse horário?


Entre 03h00 e 05h00 a energia do pulmão está no auge, motivo pelo qual sintomas dos desequilíbrios pulmonares podem se agravar ou surgir nesse horário, como asma e tosse.


Já entre 05h00 e 07h00 o intestino grosso é o foco, por isso que muitas pessoas ao acordar já vão direto para o banheiro… melhor hora para esvaziar o intestino.


De 07h00 às 09h00 o baço e pâncreas estão a todo vapor. O metabolismo acelera e por isso uma boa refeição matinal é de extrema importância para o bom funcionamento do corpo e produção de energia de qualidade.


Interessante, né? Quais mudanças você vai notando no seu corpo ao longo do dia?

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page